********************************* *******************************************

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Peticoes Civis – Conversao de busca e apreensao em ação de deposito

CONVERSÃO DO FEITO EM AÇÃO DE DEPÓSITO - Conforme certidão do oficial de justiça, o veículo objeto de garantia não foi encontrado e o requerido encontra-se em lugar incerto e não sabido. Assim, o devedor tornou-se depositário infiel, o que ensejou o pedido de conversão da Ação de Busca e Apreensão em ação de depósito.


 

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA .... VARA CÍVEL DA COMARCA DE ....


 


 


 


 


 


 


 


 


 

.........................................................., devidamente qualificado nos autos nº .../... de BUSCA E APREENSÃO, que move contra ...., por sua procuradora adiante assinada, respeitosamente vem expor e requerer a V. Exa. a


 


 

CONVERSÃO DO FEITO EM AÇÃO DE DEPÓSITO


 

pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:


 

1. Segundo a certidão do Sr. Oficial de Justiça, o veículo objeto da garantia do Contrato e da Presente Ação, não se encontra ou não foi localizado, como também o Requerido encontra-se em lugar incerto e não sabido, o que o torna depositário infiel do bem que tinha sob guarda.


 

2. Conforme permite a legislação em vigor, "se o bem não for encontrado ou não se achar na posse do devedor, o credor poderá requerer a conversão do pedido de Busca e Apreensão, nos mesmos autos, em Ação de Depósito, na forma prevista no Capítulo II do Título I do Livro IV do Código de Processo Civil" (art. 4º do Decreto-Lei nº 911, de 01.10.69, com redação dada pela Lei nº 6.071, de 03.07.74).


 

3. A estimativa da coisa, para os efeitos do art. 902 do CPC, é de R$ ....


 

4. Isto posto, com fulcro no art. 901 e ss. do Código de Processo Civil, requer a V. Exa.:


 

4.1. Seja expedido o mandado de citação do Requerido - através de edital (art. 231, inc. II, CPC) - para que este, no prazo de 05 dias, entregue o veículo Marca: ....; Modelo: ....; Ano: ....; Combustível: ....; Chassi: ....; Placa: ....; Cor: ....; ou deposite-se em Juízo; ou consigne o equivalente em dinheiro; ou ainda, conteste a Ação, sob pena de revelia;


 

4.2. Que conste do mandado acima, a cominação da pena de prisão de até um ano, no caso do não cumprimento do mandado;


 

4.3. A procedência da Ação e a condenação do Requerido no pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, com a devida atualização monetária.


 

5. Requer também, a produção de todas as provas em direito admitidas, e dá ao feito o valor de R$ .... (....).


 

Termos em que,

Pede Deferimento.


 

...., .... de .... de ....


 

..................

Advogado OAB/...

--------------------------