EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE _____________










.


_____________________, comerciante, residente e domiciliado na Rua _________________, nesta cidade, pelo procurador abaixo firmado, conforme instrumento de mandato incluso com escritório profissional na __________________________, onde recebe intimações, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, promover a presente


AÇÃO RESCISÓRIA,

Com fundamento no artigo 485, inciso II do Código de Processo Civil, contra ______________________, brasileiro, corretor de imóveis, residente e domiciliado na Rua Pedro Álvares Cabral nº 1.500, pelas razões de fato e de direito que passa a expor.

I - DO OBJETO DA RESCISÓRIA

A presente ação tem como objeto rescindir a r. sentença prolatada nos autos da Ação Ordinária digitada sob o nº ________, em foram litigantes as partes preambularmente qualificadas, e que tramitou pela ___ Vara Cível desta Comarca.

II - DOS FATOS

O Réu da presente ação rescisória havia ajuizado ação ordinária contra o ora Autor, em processo digitado sob o número ________ que tramitou pela ----Vara Cível desta Comarca. Após o desfecho daquela lide, que lhe foi inexplicavelmente desfavorável, eis que contrariou as robustas provas produzidas que amparavam sua tese de defesa, o ora Autor tomou conhecimento de que o Magistrado sentenciante é casado com uma irmã do autor daquela ação ordinária, fato que comprova através da certidão de casamento do mesmo.

Assim, a teor do que dispõe o artigo 134, inciso V, do Código de Processo Civil, é defeso ao juiz exercer suas funções em processo em que for parente por afinidade de alguma das partes. Por obrigação, deveria dar-se por impedido para atuar no referido pleito, eis que incurso nas hipóteses do artigo 134 do estatuto processual civil.

III - DA TEMPESTIVIDADE

O art. 495, do Código de Processo Civil, estabelece:

“ O direito de propor ação rescisória se extingue em
dois (2) anos, contados do trânsito em julgado da decisão. “
A r. decisão rescindenda transitou em julgado, no dia 0x de xxxx de 199x, de conformidade com a certidão anexa. A propositura da presente Ação Rescisória é, portanto, tempestiva, eis que ainda não fluiu o biênio prescricional.

IV - DO DIREITO
A presente Ação Rescisória vai amparada no inciso II do artigo 485, combinado com o inciso V, do artigo 134, ambos do Código de Processo Civil. Estabelecem esses dispositivos:

“Art. 485. A sentença de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando:
II - proferida por juiz impedido ou absolutamente incompetente;
Art. 314. É defeso ao juiz exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário:
V - quando cônjuge, parente, consangüínieo ou afim, de alguma das partes, em linha reta, ou na colateral, até o terceiro grau;”.

Em razão do exposto, requer:

a) sejam requisitados os autos da Ação Ordinária - processo nº ======, promovida por ===========, que tramitou perante a ======= Vara Cível desta Comarca, para melhor exame da matéria;

b) seja expedida mandado de citação do demandado, no endereço preambularmente mencionado, para contestar, querendo, os termos da presente Ação Rescisória, no prazo legal, sob pena de revelia;

c) a produção de provas por todos os meios permitidos em direito, inclusive o depoimento pessoal do demandado, sob pena de confissão, admitida, ainda, a juntada de documentos e realização de perícia, caso necessárias e, ainda, a ouvida de testemunhas;

d) a procedência da presente ação, para o fim de rescindir a r. sentença hostilizada, procedendo-se a novo julgamento, na forma do art. 488, inciso I;

e) a condenação do demandado em custas processuais, honorários advocatícios e demais cominações legais;

f) seja admitido a efetuar o depósito de 5% (cinco por cento) do valor abrituído à causa, de acordo com a determinação do art. 488, inciso II, do CPC.

Valor da causa: R$ (o valor dado à ação rescindenda)

Nestes termos

Pede deferimento.

Local e data

Assinatura do procurador